quinta-feira, 23 de abril de 2009

701 - O REINO DAS "ANAS"

"FICA FÁBIO!"

A LIBERDADE EM KANT

O que significa permanecer na menoridade e por que os homens, segundo Kant, escolhem viver assim ?
Desde o início dos tempos, o homem aspira por liberdade. Para conquistá-la guerreou, derrubou déspotas, revolucionou. Não que a luta de nossos antepassados tenha sido em vão, porém o conceito de liberdade é ainda indefinido e complexo.
É na infância que tenta-se dar os primeiros passos em busca de liberdade. Singelas ações. Junto com a proteção dos pais estão as escolhas que esses fazem por seus filhos. Quando se atinge a "idade madura" conquista-se a tão sonhada liberdade. Unido à ela vem as responsabilidades. Segundo Kant, o motivo para muitas pessoas agirem na "minoridade" é a tentativa de evasão, ou seja, fugir das responsabilidades consequentes dessa condição. Ainda segundo ele, isso só acontece devido a fraqueza e covardia humana.
Vivendo em sociedade, é impossível alcançar a liberdade plena, com ela virão os inúmeros encargos. O conceito de liberdade é uma utopia, contudo, que a liberdade em Kant ou encante, ainda existem aqueles que acreditam que é algo pelo qual se vale a pena lutar.
Juliana Miranda - 3º ano

A OPINIÃO DA GALERA: aprovada a Lei de Biosegurança, que permite o uso de células-tronco retiradas de embriões humanos. A Igreja diz não!

Como na Idade Média e início da Idade Moderna, com o advento da revolução científica, ainda hoje existem “embargos” provindos das mais variadas correntes (religiosas, políticas, costumes, etc.), dizendo NÃO à modernização e/ou avanços tecnológicos para o bem estar humano. Qual a sua opinião a respeito.

"...Para uma grande número de pessoas, uma simples doação de sangue, ou a pesquisa com células tronco e outros experimentos genéticos, são avanços tecnológicos que representam esperança e vida, porém algumas correntes, embasadas em dogmas religiosos, não pensam da mesma forma alegando fugir, esta atitude, de padrões bíblicos. Estes "mitos" ou medos arcaicos, passados de geração para geração, fazem com que as pessoas mudem suas condutas, impedindo uma possível recuperação de pacientes que ainda poderiam ter pela frente, muitos anos de vida."
Isabela e Jéssica - 2º ano

As tantas religiões, os conflitos da fé e a verdade.

As religiões, no decorrer da história, não nos trouxeram somente paz, por suas diversidades nos trouxeram também inúmeros conflitos e guerras.
A fé é um aspecto muito importante em nossas vidas, as religiões agregaram a essa fé e a seus inspiradores nomes diferentes: Deus, Allah, Krishna, etc... A questão é: Existe uma mais certa que a outra? Isso tudo não será somente imaginação do homem? Até que ponto devemos respeitar e aceitar as perguntas e respostas de cada religião?
Tenho a minha fé e nela acredito e respeito àqueles que possuem outras idéias, o importante é que busquemos sempre o conhecimento e o entendimento dos “outros” e nos adaptemos a suas idéias sem invadir ironicamente a crença alheia.
Que cada um conte e defenda civilizadamente a sua história e suas convicções, quem quiser acreditar que o faça.

Isabelle Brasil - 2º ano
Evolução, sociedade e religião.

Em nossa sociedade, as religiões passaram a ser os articuladores principais na intervenção de assuntos polêmicos como, por exemplo, as pesquisas sobre o uso de células tronco o aborto e pena de morte.
Quem nunca foi a favor do aborto, em casos de abuso sexual? Quem nunca discutiu sobre a pena de morte, certo ou errado???
Esses temas, assim com outros em que a igreja interfere, vem se desgastando e dividindo a sociedade em opiniões diferentes.
O nosso egoísmo nos faz pensar muito pouco no próximo e em seus sofrimentos, cada um só quer saber de si, em assuntos de grande polêmica, temos medo de opinar, medo de dizer SIM ou NÃO, sem buscarmos um entendimento e avaliarmos vantagens ou desvantagens.
E o amor ao próximo???
A igreja tem grande influencia e interfere muito na opinião das pessoas por vezes não levando em conta situações traumáticas individuais, leia-se o caso recente do estupro de uma “criança” de 12 anos, abusada pelo padrasto e engravidando de gêmeos, a posição do bispado foi contra a pratica do aborto, mesmo nesse caso hediondo.
É necessário evoluir, nós somos a esperança de um futuro e um mundo melhor, a evolução está em nossas mãos, que a utilizemos de forma acertada.

Paula e Sarah - 2º ano

terça-feira, 21 de abril de 2009

INTERVALO COMERCIAL


LEITURAS DESACONSELHÁVEIS

Muito, mas muito cuidado mesmo com o que você anda lendo, certos tipo de leituras podem ser fatais.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

DICAS CINEMATOGRÁFICAS - PREPARE A PIPOCA

A PEQUENA MISS SUNSHINE
Premiações- Ganhou 2 Oscars, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante (Abigail Breslin).


Olive tem uma família “um pouco” diferente:
O avô foi expulso de uma casa de repouso pelo uso de drogas;
O pai vende programa de auto-ajuda para quem quer ser um vencedor;
A mãe típica que valoriza a honestidade e não dorme sem tranquilizantes;
O tio Frank , gay que acaba de tentar um suicídio por ser traído pelo namorado;
O irmão mais velho Dwayne é afixionado em ser piloto de aviões, por isso faz um "voto de silêncio" até conseguir sê-lo.
Todos juntos precisam levar a pequena Olive, sonhadora e desengonçada, com o único meio de locomoção da família que é uma Kombi amarela, a um concurso de Miss. Na viagem de três dias entre o Novo México e a Califórnia eles passam por diversos momentos de alegria, tristeza e descobertas.

" Antes do final da última cena de Pequena Miss Sunshine você tem uma incontrolável vontade de aplaudir, como se estivesse num destes famosos festivais de cinema, ou numa cidadezinha de interior, antigamente. Um misto de perplexidade e encantamento invade o espectador, com um final tão inesperado quanto comovente. E que faz jus a todo o resto do filme. A história mostra tantas outras pequenas histórias e conflitos humanos, e com um humor tão bem sacado, que nem sei se vale a pena falar sobre ela. O fato é que, representadas numa única família, estão as características da infância, adolescência, vida adulta e velhice. Assim, na lata, a talentosa candidata a Pequena Miss Sunshine bota todo mundo para pensar. Com sua inocência, revela a simplicidade da vida em cada cena, mesmo em silêncio. Comove até uma pedra.”

Um belo tapão de luvas nas “Pat girls”.

Não deixe de assistir

domingo, 19 de abril de 2009

ELE SÓ QUERIA TER UM "PIERCING"

Preste atenção no que esse indivíduo conseguiu fazer. Se a moda pega...




HOUVE UM TEMPO EM QUE TODO DIA, ERA DIA DE ÍNDIO!


QUEM TEM MEDO DE PROVA ????


Afinal por que temos tanto medo de provas ou avaliações? Em toda nossa vida, desde o nascimento até a morte, somos submetidos a uma grande diversidade de provas (ou avaliações). Com nossos sentidos, provamos sabores, aromas, texturas, sons, iluminação e sensações térmicas. E reagimos de modo a buscar o conforto para nosso corpo. Provamos pensamentos, estados de espíritos, relacionamentos pessoais e inter-pessoais e procuramos buscar o equilíbrio e o conforto espiritual. Ora... se avaliamos tudo e a todos o tempo todo, formal ou informalmente, por quê entramos em pânico quando somos avaliados? Sabemos que o ato de avaliar possibilitará uma reação ou tomada de decisão sobre o objeto visando mais conforto. Se a comida está salgada... haverá uma ação; se a bebida está amarga... exigirá outra decisão. Então por que temer as provas ou avaliações? A avaliação é o recurso que permitirá conhecer os limites e as possibilidades, os facilitadores e os dificultadores, os avanços e retrocessos do processo. E mobilizará as reflexões necessárias para a tomada de decisão com objetivo de um aperfeiçoamento das nossas ações... para que possamos salgar menos a comida, adoçar a bebida ou melhorar nossa ação educativa. Portanto, avaliação não é fim, mas um meio ou instrumento motivador para as tomadas de decisões com vistas a ajustar os rumos, adequar as metas, alcançar os objetivos.Não há o que temer. Há sim, muito a que aprender.
Michel Abou Assali
Auxílio luxuoso: Lucinha meu amor

NÓS PODEMOS MUDAR O MUNDO!

Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece.
Ter uma atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo é a melhor (e talvez única) maneira se de mudar o mundo.
Economize água, luz, recicle seu lixo, faça a sua parte e ajude a construir um futuro para todos.

Tire aquele velho plano da gaveta e informe-se sobre instituições que precisam de voluntários. Há milhares de pessoas por aí que precisam de sua atenção e de seu carinho

Alimentos orgânicos não possuem agrotóxicos e respeitam os ciclos das plantas, insetos e pássaros essen­ciais para a manutenção da nossa vida. Também são mais saborosos e saudáveis.

Apague todas as luzes que não utiliza, abra as janelas e utilize conscientemente os aparelhos elétricos.

Apesar de se precisar cada vez menos de papel, a demanda por ele cresce ano a ano, consumindo rapidamente florestas e ecossiste­mas inteiros. O reflorestamento faz pouco efeito, uma vez que ele não traz de volta espécies nativas, animais e insetos. Use folhas usadas como rascunho e não imprima e-mails sem necessidade.

As inocentes sacolinhas plásticas do supermercado geram resíduos que levam centenas de anos para se decompor na natureza, além de aumentar os custos dos produtos.
No oceano, são confundidas por algas pelas tartarugas e outros animais, que as comem e morrem asfixiados.
Leve sua própria sacola quando for fazer compras, no amanhã das gerações futuras seja mais próspero e menos poluído.

Ao deixar o carro em casa uma vez por semana você reduz con­sideravelmente a emissão de gases efeito estufa na atmos­fera, colabora com o trânsito, se exercita e torna a cidade mais agradável.
Vá para muitos lugares bacanas, a pé, de bicicleta, ônibus ou metrô.

O consumo de carne animal gera des­matamento, desequilíbrio ambiental, poluição e desigualdade social. É tam­bém um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global.
Uma vida melhor para todos pode começar na mesa de casa.
Segundo a ONU, a escassez de água já atinge 2 bilhões de pessoas. Esse número pode dobrar em menos de 20 anos.
Use a água racionalmente.


Realize seus sonhos, sem se esquecer do impacto que eles podem ter no meio-ambiente e no futuro de nossos filhos. Escolha com con­sciência os produtos que você compra.
Fotos de David Dennis - Registrado sob Creative Commons - http://www.mudeomundo.com.br/
Montagem e Adaptação de textos e fotos Adilson Sobrinho