quinta-feira, 23 de abril de 2009

A LIBERDADE EM KANT

O que significa permanecer na menoridade e por que os homens, segundo Kant, escolhem viver assim ?
Desde o início dos tempos, o homem aspira por liberdade. Para conquistá-la guerreou, derrubou déspotas, revolucionou. Não que a luta de nossos antepassados tenha sido em vão, porém o conceito de liberdade é ainda indefinido e complexo.
É na infância que tenta-se dar os primeiros passos em busca de liberdade. Singelas ações. Junto com a proteção dos pais estão as escolhas que esses fazem por seus filhos. Quando se atinge a "idade madura" conquista-se a tão sonhada liberdade. Unido à ela vem as responsabilidades. Segundo Kant, o motivo para muitas pessoas agirem na "minoridade" é a tentativa de evasão, ou seja, fugir das responsabilidades consequentes dessa condição. Ainda segundo ele, isso só acontece devido a fraqueza e covardia humana.
Vivendo em sociedade, é impossível alcançar a liberdade plena, com ela virão os inúmeros encargos. O conceito de liberdade é uma utopia, contudo, que a liberdade em Kant ou encante, ainda existem aqueles que acreditam que é algo pelo qual se vale a pena lutar.
Juliana Miranda - 3º ano

3 comentários:

Rodrigo Seles disse...

Não da pra disputar com a Ju não... isso é paia! mas parabens mesmo ai ficou mto bom o texto!
xD

quando a juliana ver a foto dela aki ela vai pirar!kkkkkk

Unknown disse...

0pior q e msm benhur!!huashuauhshua!!!parabens juh!!vc e de mais!!xD

Odila disse...

Muito bom seu texto...uma bela síntese atualizada de Kant..