quinta-feira, 23 de abril de 2009

A OPINIÃO DA GALERA: aprovada a Lei de Biosegurança, que permite o uso de células-tronco retiradas de embriões humanos. A Igreja diz não!

Como na Idade Média e início da Idade Moderna, com o advento da revolução científica, ainda hoje existem “embargos” provindos das mais variadas correntes (religiosas, políticas, costumes, etc.), dizendo NÃO à modernização e/ou avanços tecnológicos para o bem estar humano. Qual a sua opinião a respeito.

"...Para uma grande número de pessoas, uma simples doação de sangue, ou a pesquisa com células tronco e outros experimentos genéticos, são avanços tecnológicos que representam esperança e vida, porém algumas correntes, embasadas em dogmas religiosos, não pensam da mesma forma alegando fugir, esta atitude, de padrões bíblicos. Estes "mitos" ou medos arcaicos, passados de geração para geração, fazem com que as pessoas mudem suas condutas, impedindo uma possível recuperação de pacientes que ainda poderiam ter pela frente, muitos anos de vida."
Isabela e Jéssica - 2º ano

As tantas religiões, os conflitos da fé e a verdade.

As religiões, no decorrer da história, não nos trouxeram somente paz, por suas diversidades nos trouxeram também inúmeros conflitos e guerras.
A fé é um aspecto muito importante em nossas vidas, as religiões agregaram a essa fé e a seus inspiradores nomes diferentes: Deus, Allah, Krishna, etc... A questão é: Existe uma mais certa que a outra? Isso tudo não será somente imaginação do homem? Até que ponto devemos respeitar e aceitar as perguntas e respostas de cada religião?
Tenho a minha fé e nela acredito e respeito àqueles que possuem outras idéias, o importante é que busquemos sempre o conhecimento e o entendimento dos “outros” e nos adaptemos a suas idéias sem invadir ironicamente a crença alheia.
Que cada um conte e defenda civilizadamente a sua história e suas convicções, quem quiser acreditar que o faça.

Isabelle Brasil - 2º ano
Evolução, sociedade e religião.

Em nossa sociedade, as religiões passaram a ser os articuladores principais na intervenção de assuntos polêmicos como, por exemplo, as pesquisas sobre o uso de células tronco o aborto e pena de morte.
Quem nunca foi a favor do aborto, em casos de abuso sexual? Quem nunca discutiu sobre a pena de morte, certo ou errado???
Esses temas, assim com outros em que a igreja interfere, vem se desgastando e dividindo a sociedade em opiniões diferentes.
O nosso egoísmo nos faz pensar muito pouco no próximo e em seus sofrimentos, cada um só quer saber de si, em assuntos de grande polêmica, temos medo de opinar, medo de dizer SIM ou NÃO, sem buscarmos um entendimento e avaliarmos vantagens ou desvantagens.
E o amor ao próximo???
A igreja tem grande influencia e interfere muito na opinião das pessoas por vezes não levando em conta situações traumáticas individuais, leia-se o caso recente do estupro de uma “criança” de 12 anos, abusada pelo padrasto e engravidando de gêmeos, a posição do bispado foi contra a pratica do aborto, mesmo nesse caso hediondo.
É necessário evoluir, nós somos a esperança de um futuro e um mundo melhor, a evolução está em nossas mãos, que a utilizemos de forma acertada.

Paula e Sarah - 2º ano

3 comentários:

Tonacci disse...

e nesse caso de estrupo o bispo disse que o aborto era um "pecado maior ainda que o estrupo em questao".

Adilson disse...

Valeu pela observação Tonacci, que igreja é essa ?????

Ana Clara disse...

Estrupo? O_O