segunda-feira, 11 de maio de 2009

DOMINE A GRIPE SUÍNA.


Muitos já ouviram falar da Gripe Suína nesses últimos dias, esse vírus tem passado por muitos países e até agora já se tem notícias de que tenham 1600 contagiados e 149 mortos. Esta doença é composta pelo vírus da gripe H3N2 que atinge os porcos e, com isso, acredita-se que houve uma mutação dentro do organismo do porco, vindo a se transformar no vírus H1N1. Este vírus não ataca os seres-humanos, apenas os porcos, mas por causa desta mutação passou-se a ser contagiosa às pessoas e podendo causar conseqüências fatais.
Como evitar a Gripe Suína:
Já existem vacinas no mundo todo para a prevenção da Gripe Suína nos porcos, mas para os humanos os cientistas ainda não desenvolveram uma substância que previna a Gripe Suína. As pessoas poderão se vacinar com a vacina para a gripe ou resfriado, ela ajudará na proteção, porém não estará totalmente prevenido, pois esta vacina é para combater o vírus H3N2 e não ao vírus H1N1. Para quem desejar comer carne de porco, certifique-se que a mesma tenha sido cozida no mínimo a 72 graus centígrados, pois acima desta temperatura a bactéria já estará morta.
Que medidas posso tomar para evitar a infecção?
Evite contato com pessoas que parecem não estar bem e que tenham febre e tosse. Medidas comuns para se evitar infecções e de higiene manual podem ajudar a reduzir a transmissão de viroses, incluindo a gripe suína em humanos.
Estas medidas podem ser simples como cobrir a boca e o nariz quando tossindo ou espirrando, usar um lenço de papel quando possível e jogando-o fora logo após o uso.
É importante também lavar as mãos frequentemente com água e sabão para evitar que o vírus se propague de suas mãos para a face ou para outra pessoa. Outra providência é limpar a maçaneta de portas com frequência, usando produtos normais de limpeza.
Ao cuidar de uma pessoa gripada, o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca diminui o risco de transmissão.
A gripe suína pode ser tratada?
As autoridades americanas dizem que duas drogas geralmente usadas para tratar casos de gripe, Tamiflu e Relenza, se mostraram úteis no tratamento de casos que aconteceram até agora.
Porém esses remédios devem ser ministrados nos estágios iniciais da doença para terem efeito. O uso desses medicamentos também torna mais difícil que pessoas infectadas passem o vírus para outros.
Ainda não está claro que efeito as atuais vacinas podem ter para oferecer proteção contra o novo tipo do vírus, já que ele é geneticamente diferente de outros tipos.
Uma vacina foi desenvolvida em 1976 para proteger os seres humanos de um tipo de gripe suína. Porém a vacina provocou efeitos colaterais graves, com mais mortes por causa da vacina do que por causa do foco de gripe.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante.
estava preocupado com essa gripe.
esse esclarecimento me ajudou muito.
obrigado!

Aleskinha Carvalho,. disse...

adorei esse comentario sobre a gripe suina ,bjs